[GTER] pfSense - not open source anymore

Welkson Renny de Medeiros welkson at cruzeta.com.br
Fri May 23 12:33:22 -03 2014

Em 22 de maio de 2014 19:05, Guilherme Henrique Pedreira <
ghpedreira at gmail.com> escreveu:

> ​Muito tempo atrás eu testei o Untangle e o ClearOS. que propõe a mesma
> idéia.
> mas acredito que hoje tenham se tornado pagos. E também não sei a
> estabilidade.
> mas fica os nomes, caso alguém se interesse.​

Pessoal,

Acredito que esse tópico [1] esclarece algumas dúvidas.

O repositório principal (PHP, shell script, etc.) continua aberto [2], o
que eles fecharam foi o projeto pfsense-tools (scripts que geram a ISO,
etc.). De acordo com eles, o pessoal fazia um "fork" do projeto, alterava o
código, gerava outra ISO mas continuava chamando de "pfSense" (e a "marca"
pfSense é registrada). Acompanhei vários tópicos no fórum, e todos os
envolvidos no projeto pfSense foram enfáticos em dizer que essa licença é
pra proteger a marca, o código continuará sendo open-source... mas
infelizmente ninguém pode prever o futuro =)

[1] https://forum.pfsense.org/index.php?topic=73281.225
[2] https://github.com/pfsense/pfsense

Welkson