[GTER] Grandes provedores no EUA usando "fast lanes"

Jefferson Gondek jefferson.gondek at iveloz.net.br
Mon May 12 08:57:44 -03 2014


  Com relação ao Marco e as regulamentações postas pelas telco, visando o Marco... isso nem passa muito pelos ouvidos e olhos das empresas. O Marco parece estar mais com cara de campanha política, depois do escândalo Snowden. Dona Dilma apenas pôs algo pra andar e dizer que fez alguma coisa. No meio, vemos tanta coisa que nos faz pensar "Como a agência não sabe disso ?!?!".
  As "fast lanes" no Brasil, acredito eu que não vai ser algo para 2 anos...mas sim para mais tempo. Estamos num país com investimentos e iniciativas baixas com relação a telecomunicações. Para que empresas como Verizon, Google, etc... se interessem pelo mercado brasileiro, tanto o mesmo quanto o país teria de dar uma "base sólida" para que esses investimentos não sejam perdidos. Um exemplo seria a desativação de um serviço da Google no Brasil, a uns meses atrás.

  Visto pelo lado das operadoras estarem fazendo estes peers diretos, usando ATM ou links diretos com Netflix, Facebook, Google,... os investimentos sendo repassados aos clientes, teria de ser cuidadosamente analisado...já pagamos um absurdo por um serviço degradado (comparado aos países desenvolvidos).... por outro lado, esse serviço seleto faz com que as grandes telcos tenham vantagens sobre as pequenas.. não sei, acho que essa situação teria de ser vista com cuidado pelos órgãos para não acabar gerando um monopólio de conteúdo entre as telecom.....

  Desculpe se escrevi besteira, mas é um ponto de vista que gostaria de compartilhar....
  


----- Mensagem original -----
De: "Bruno Cabral" <bruno at openline.com.br>
Para: "Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes" <gter at eng.registro.br>
Enviadas: Domingo, 11 de maio de 2014 22:19:14
Assunto: Re: [GTER] Grandes provedores no EUA usando "fast lanes"

se o facebuck faz um acordo por ex com a operadora "A" e esta so permite o acesso de um determinado plano, e voce contrata por ex a operadora "B" e acessa o facebuck normalmente, isso pra mim caracteriza de maneira clara que houve discriminacao a acesso por parte da operadora "A", pra voce nao?

nao estamos falando de falhas pontuais (outage), é acesso limitado MESMO

por outro lado com a morosidade da justiça brasileira, mesmo que ocorra e que alguém resolva contestar, o IPv6 será aposentado antes de sair alguma decisao...

> O texto fala em não discriminar o acesso a internet. Então na teoria sim, veta. Estou justamente sugerindo a possibilidade de subterfúgios.
> 
> O texto não diz "é proibido dar serviço grátis"
> 
> Abs
 		 	   		  
--
gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter



More information about the gter mailing list