[GTER] ipv6

Henrique de Moraes Holschuh hmh at hmh.eng.br
Fri May 9 19:31:14 -03 2014

On Thu, 08 May 2014, Rodrigo Augusto wrote:
> Para um roteamento estático entre dois blocos usei um endereco global ULA
> FC00:3b8::/64 onde 1 é a ponta A e 2 é a ponta B e fiz o roteamento do
> bloco com next-hop FC00:3b8::2 de A para BŠ e de B para A coloquei como
> gateway default FC00:3b8::1
> Minha dúvida é se realmente posso usar estes ip¹s FC00 !?
> Ví uma documentacao sobre eles( http://ipv6.br/entenda/enderecamento/ )
> que seriam para ser usados em enderecamentos privados. Minha dúvida é
> quando fala: ³
>
> * Flag Local (L): se o valor for 1 (FD) o prefixo é atribuído localmente.
> [...]

Não exatamente.  Você vai usar algo dentro de FD00::/8, não do FC00::/8, e
se não quiser problemas com colisão, deveria seguir a RFC 4193.  Se quiser,
usa essa página para gerar/registrar o endereço ULA:

https://www.sixxs.net/tools/grh/ula/

Detalhe: essas faixas são roteáveis.  Lembre de descartá-las na borda com a
Internet v6 usando firewall/ACLs.

Outro detalhe: *evite* endereço ULA acessando endereço global, mesmo dentro
da intranet.  Coloque endereço ULA em todos os serviços, mesmos os que
também tenham endereços globais.  No DNS interno, resolva para o ULA.  No
externo, resolva para o global.  Se precisar, resolva para os dois no DNS,
que é para as máquinas escolherem o mais apropriado automaticamente.

--
  "One disk to rule them all, One disk to find them. One disk to bring
  them all and in the darkness grind them. In the Land of Redmond