[GTER] Borda ideal para provedores
Felipe Trevisan
fetrevisan at gmail.com
Fri May 9 16:57:27 -03 2014
CRM unico com dados dos endereços cadastrados, não dos concorrentes.
A informacao de endereços cadastrado não é segredo nenhum. Vc vai consultar
seu endereço. Se ele for abordado, poderá pedir um serviço. A informação
dos endereços abordados também é de grande importancia, pois os provedores
podem fazer marketing na região abordada.
O outro provedor do sistema quando consultar o mesmo endereço, verá que
está conectado a algum provedor que já presta serviços. Ele nao pode
desconectar o serviço do concorrente e conectar o seu. Só consegue conectar
um serviço em endereços cadastrados sem serviço provisionado.
Se eventualmente um endereço contiver os dados do proprietário daquele
endereço, um outro ISP pode enxergar estes dados, mas nao enxerga qual o
provedor que vende serviços nem o serviços contratado.
ᐧ
2014-05-09 16:27 GMT-03:00 Bruno Cabral <bruno at openline.com.br>:
> CRM centralizado com dados de todos os concorrentes? Santa confiança,
> batman!
>
> Que tal a autenticacao da porta ser 802.1x e atribuir de acordo com o
> certificado um VLAN TAG que permitisse o trafego apenas ate o provedor
> correspondente? as VLANs poderiam ter controle de banda "geral" ou talvez
> até especifico do cliente, se o equipamento suportar um q-in-q
> (provisionamento de porta) via certificado
>
> Assim cada provedor so precisaria subir para a autoridade central sua
> lista de certificados... nada de informacoes de clientes. trabalhando em L2
> o provedor poderia usar o L3 que lhe aprouvesse, como MPLS, IPv4 ou mesmo
> IPv6, sem mudanças na "rede mae"
>
> bom pensar em deteccao de loops intencionais nessa rede tambem.
>
> Quanto as incumbents, elas sao mais competitivas nao so porque fazem toda
> a cadeia, terceirizam para nao pagar direitos trabalhistas, nao pagam
> engenheiro salario de engenheiro (e um longo etc) mas por causa do subsidio
> cruzado entre o oligopolio de STFC e os investimentos em redes de serviços
> privados. Junte uma tarifa de assinatura basica alta, uma linha telefonica
> que o usuario nao pode cancelar se quiser contratar banda larga (ou tv),
> junte subsidios vultosos para expansao de rede via BNDES e qualquer um pode
> ser competitivo. e de repente até prestar um serviço melhor que o delas.
>
> []s
> !3runo Cabral
>
> --
> Cursos e Consultoria BGP
>
>
> > Você teria que ter perfis de filtro para cada ISP e limitar o escopo
> desse
> > filtro, senão o ISP faz a festa e exaure com o recurso do equipamento. Ou
> > seja, o sistema tem que ser muito bem amarrado para isso e ter perfis de
> > cada equipamento.
> >
> > 3) Não é o provedor que aloca o IP fixo do cliente? Ele teria de
> controlar
> > > de alguma forma.
> >
> > Não, o que quis dizer é o cliente mudar a configuração dele de DHCP para
> um
> > IP fixo para ele usufluir de um IP fixo. Imagine que o ISP tem um monte
> de
> > assinantes, imagine o porre dele descobrir quem é o usuário que está
> > fazendo isso. Vai ter que descobrir o mac por sniffer e matar esse mac
> por
> > filtro. Isso é trivial para um engenheiro de rede com experiência, mas
> para
> > um operador novato...
> > Isso se o usuário for dos mais ingênuos... com a facilidade de scan e com
> > velocidade fica ainda mais simples burlar alterando macs e IPs... e aí a
> > auditoria de acesso vai pro espaço.
> > Tem solução? Claro que tem. O ISP pode usar um sistema que alimenta o
> pool
> > dado pelo DHCP e dinamicamente atualizar um filtro que permite que
> somente
> > os IPs alocados passem. Agora imagine esse filtro em uma conexão de
> > 10G-40G. O ISP tem que ter então um equipamento que suporte essa banda, e
> > se integre com o sistema DHCP. Ou seja, tem custo para implantar, operar
> e
> > manter.
>
> > > Não entendo porque. O que muda em relação ao que ele faz? Como deveria
> ser
> > > entregue a conexao do provedor de rede para minimizar o trabalho do
> ISP?
> >
> > Essa é questão que ninguém ainda consegue responder e a tecnologia
> > disruptiva que precisaria ser pensada. Por isso que o modelo atual é o
> > provedor ter domínio de toda a cadeia, incluindo o acesso físico e é por
> > isso que o mercado é dominado pelas grandes teles que conseguem ser muito
> > mais competitivas...
>
>
> --
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>
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