[GTER] Borda ideal para provedores

Bruno Cabral bruno at openline.com.br
Thu May 8 13:12:14 -03 2014

Pessimista? Um consultor da embratel me contou certa vez que toda vez que pedia uma SLDD pra Telemar, a propria ia la e oferecia o mesmo serviço mais barato e o cliente acabava contratando

Eu fui usuario de last mile de terceiros com direitos (resolucao 199/99 da anatel) e a tv a cabo tomou os usuarios mesmo assim. e nao foi so comigo, aconteceu em manaus e em varias outras praças tambem

Voce pode acreditar que é um produto vendavel, pode até ser, mas depois de casos como o dos ex-afiliados do UOL, dos provedores ditos gratuitos com portas dial das teles e uma miriade de outros que as pessoas do ramo conhecem, quem confiaria em contratar rede de terceiro para prestar só SVA é no minimo ingenuo

Bem, respondi porque foi pedida opiniao. Se conseguirem listar um caso de sucesso ficarei feliz, aliás muito feliz, em estar errado

Respondendo a segunda colocacao, se voce tem vlan tags, redirecione para as bordas de cada um. Ou faça queue nas vlans, caso voce seja o provedor de IP

Sobre a terceira, a anatel em todas as fiscalizacoes quer porque quer que isso seja considerado aluguel de SCM. o contrario, no entanto, é plenamente fazivel

!3runo Cabral

> O Bruno anda meio pessimista com o negocio. :-) Todas as operadoras usam
> last mile de terceiros. Isso é normal. E a idéia é muito mais profunda, é
> uma rede de acesso compartilhada com todo os sistemas de suporte para tanto.
(...)
> Por isso a duvida inicial: como montar uma borda para operar em um ambiente
> onde a rede de transporte é operado por um terceiro? O provedor vai
> precisar administrar suas conexões com a internet e também o controle mais
> detalhado dos seus clientes. Vai precisar controlar os IP´s cedidos aos
> clientes (DHCP) e manter log das conexões.
(...)