[GTER] Problema estranho de rede com arp e ndp

Shine eshine at gmail.com
Tue May 6 18:02:35 -03 2014

O ARP Request é mac broadcast, então existe uma chance do router B não
estar recebendo o ARP Request do router A por algum bloqueio de mac
broadcast na porta do router A. Quando você faz o ping na direção
contrária, o broadcast parte de B para o router A, passa OK e o router A
responde por unicast, o que provavelmente passa pelo switch.
Bem, é uma teoria... só mesmo fazendo um sniffer e vendo a troca de frames
para entender o que realmente acontece.

Um workaround simples, seria usar uma entrada ARP estática no router A. Não
é o ideal, pq qdo você mudar a interface física do router B essa entrada
teria que ser alterada manualmente...