[GTER] Problema estranho de rede com arp e ndp

Marcelo Gondim gondim at bsdinfo.com.br
Tue May 6 17:04:32 -03 2014

Prezados,

Uns anos atrás isso aconteceu comigo mas não lembro como resolvi e por
um acaso hoje ocorreu o mesmo problema só que com IPv6 também.
Vou descrever o que acontece... Tem um router na ponta A, outro router
na ponta B e no meio um Switch Datacom.

Router A ------ Datacom ------ Router B

Eu estou conectado remotamente em A. Quando tento um ping ou ping6 para
os IPs IPv4 e IPv6 do Router B, simplesmente não pinga. Vão as
solicitações de arp e ndp mas não retorna resposta alguma de B. Aí do
Router B tento fazer o mesmo para o Router A e nesse momento consigo
pingar tanto v4 quanto v6. Depois que faço isso, passo à conseguir
pingar também do Router A para o B. Ou seja, só consigo pingar de A para
B se B me pingar antes.

Depois que B pinga A o mac address vai para as tabelas arp e ndp pelo
tempo de expiração e fica funcionando até expirar. Depois disso só
pedindo pra B novamente uma ajuda.  :(

Alguém faz ideia do que seja isso? Não lembro o que fiz no passado para
resolver isso, mas tenho quase certeza que era hardware.

[]'s
Gondim