[GTER] Borda ideal para provedores

Felipe Trevisan fetrevisan at gmail.com
Tue May 6 13:35:02 -03 2014

Funcionaria assim:

Em um ponto de interconexao, o provedor de serviços se conecta ao provedor
de rede fisicamente e ganha uma ou mais VLAN´s dentro da rede do provedor
de rede.
O provedor de rede (ou ultima milha) assume a partir dai.
Quando o cliente opta por este provedor de serviços, o provedor de rede
provisiona a VLAN daquele provedor na porta do cliente. Provisiona as
configurações padroes do serviço, como limites de velocidades, mac
permitidos, etc.

Feito isso, o provedor de serviços passa a enxergar em sua rede seu novo
cliente.

Através do sistema de gestão compartilhado, o provedor de serviços tem
acesso as mesmas informacoes do provedor da rede em tempo real. Ele
consegue acessar o equipamento onde o cliente esta conectado, testar as
portas, reprovisionar, suspender, alterar serviço etc.
Um chamado aberto no sistema é automaticamente propagado para todos os
stakeholders deste ecossistema, desta forma o provedor nao liga para o NOC
do provedor de rede, ele terá acesso direto a mesma informacao que o
provedor de rede tem e verá o desdobramento de tickets e O.S.´s da mesma
forma.

Já que não é parecido com o PIX, vou dizer que é parecido com os provedores
dial-up de antigamente.

Em questão de regulatório o provedor de servicos continua sendo SCM, e o
provedor de rede é apenas isso, provedor de rede. Nao precisa de licença da
Anatel para isso pois não vai prestar serviços ao cliente final, somente
aos provedores.
Os clientes são dos provedores e o suporte de primeiro nivel é dado por
eles.

A informacao de faturamento é emitida pelo sistema. Um arquivo é exportado
e pode ser importado pelo provedor de serviços para emitir suas NF´s. Uma
integracao com gateways de pagamento permite que os provedores de serviço,
caso desejem, enviem as cobrancas direto para o cliente final, restando
apenas a emissão das NF´s pelo provedor.

abs,

Abs,

ᐧ