[GTER] Borda ideal para provedores

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue May 6 11:27:35 -03 2014

> Rubens, Obrigado pelos comentarios.
>
> Entendo que exista a borda do cliente e das redes. Eu quis dizer "network
> edge". A dos clientes, entendo que seja administrada pelo provedor de
> redes, independente, e elas se encontram em um roteador, o que deve ser,
> praticamente, o único equipamento deste provedor que estamos comentando.
> Este cenário se parece com o PIX central, mas de um lado ele tem a rede de
> clientes e do outro a borda com as redes internet, PTT, peering.
>
> O cenário realmente é atipico.
>
> Já que é para montar um provedor, e não uma padaria, que seja diferente em
> [...]
Felipe,

Esse cenário nem é o que se costuma chamar de "network edge" nem lembra o
PTT...

... mas vamos lá: como ele envolve dois prestadores, um de última-milha e
um de conexão, ele precisa utilizar protocolos de baixo acoplamento. O
protocolo que me parece fazer mais sentido, e possivelmente o único de
baixo acoplamento que seja escalável o suficiente, é L2TPv3. Mesmo assim
não vai ser fácil achar algo para essa banda agregada...

E nele, me parece que a melhor forma de identificar o cliente é o ID de
circuito informado pelo provedor de última-milha, e mapear esse ID
diretamente ao serviço contratado por aquele usuário.

É algo que lembra mais PPPoE do que DHCP, mas não é nenhum deles.

Rubens