[GTER] Borda ideal para provedores

Juliano Primavesi | Giga Internet Digital juliano at giga.com.br
Tue May 6 11:26:10 -03 2014

Em 06/05/2014, à(s) 10:39, Rubens Kuhl <rubensk at gmail.com> escreveu:

> Montaria uma padaria que é mais negócio... ;-)

Eu discordo… uma Óptica dá menos incomodação e mais resultado (lucro).

> Um cuidado aqui é que você usou um termo ambíguo: borda. Uma operadora tem
> tipicamente duas bordas: a dos clientes e a com outras redes. Pela sua
> mensagem entendo que você se refira ao "customer edge" e não ao "network
> edge", mas note que em Português borda é muito mais usado para o "network
> edge" do que para o "customer edge”.

Eu colocaria um “edgerouter" da Ubiquiti com cada operadora (camada de BORDA)

Abaixo deles, tantos roteadores de acesso quantos tu achar necessário (camada de ACESSO, conecta em todos os roteadores de borda)

O principal: nao existe melhor roteador para começar. O melhor é aquele que não vai der problema, e se der, voce tem outro do lado para ser a redundância. Quem tem um, não tem nenhum. E contar com RMA de fabricante é “boa sorte”, em até 6 meses você terá um roteador novinho em folha.

> [...]
> milha e um provedor de conexão. Este cenário não existe no país, pois só
> acontece em mercados onde há exigência regulatória para tanto... então
> antes de continuar a responder eu queria checar se é isso mesmo e qual dos
> cenários considerar: um operador "facilities-based" que tem sua própria
> infra-estrutura (o que corresponde a 100% dos operadores que conheço, mesmo
> os menores) ou um provedor de conexão numa infra-estrutura de um operador
> terceiro.

> Esse também não é um caso comum hoje em dia, mesmo em fibra... esse cenário

Como o Rubens comentou, vou um pouco mais fundo: é dificil um cliente residencial que tem um link de 100 Mb, gastar 100 Mb o tempo todo. Primeiro vende teu acesso de 100 Mb e verifica quanto os clientes estão gastando para então provisionar (ou reprovisionar) a tua rede adequadamente.

Procura por cursos de MTCNA, MTCRE, eles ensinam boas práticas de alocação de IPs.

http://news.gmane.org/gmane.org.operators.gter.brazil ou

http://search.gmane.org/?query=borda&group=gmane.org.operators.gter.brazil

Juliano