[GTER] Fwd: RES: RES: Concentrador PPPoE

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue May 6 10:46:39 -03 2014

> Pessoal, só pra relatar, tenho algumas CCR-1036 rodando concentrador
> PPPoE, com vlans e NUNCA tive nenhum problema. Além disto tenho OSPF e
> firewall nelas. Não tenho bridge nenhuma, os servidores PPPoE ficam nas
> interfaces físicas e/ou vlans.

Lembrando que a CCR como concentrador PPPoE não aproveita nem os
network-processor de cada porta e nem múltiplas CPUs, vai tudo em cima de
uma só... uma RB-1xxx seria mais barata e permitiria mais flexibilidade de
escolha de versão de RouterOS entre 5.x e 6.x.

> Rubens, nesta proposta de usar vários concentradores PPPoE como ficaria a
> questão de distribuição de IPs (especialmente IPv4, pois temos muitos
> eqptos que não permitem uso de IPv6 ainda) tendo N servidores Mikrotik
> rodando??? Teria que delagar redes para cada servidor e correria o risco de
> algm ficar sem IP, ou estou enganado?

Precisaria segregar sim as subnets IPv4 para cada concentrador. Mas isso
ajuda a justificar mais IPv4s, aí é comparar o ritmo permitido na política
de esgotamento de IPv4 (um /22 a cada 6 meses, se não me engano) com o
ritmo que você ia precisar na sua rede. Pode ser que caiba.

Rubens