[GTER] [caiu] PTT - Sp com problemas?

Milton Kashiwakura mkaoruka at nic.br
Sat Mar 22 11:54:49 -03 2014

Me sinto compelido a esclarecer.

Quanto ao assunto, PTT de São Paulo com problema ? Resp.: Não, não está com problema.

Quanto ao nome, temos endereçado PTT na cidade(localidade)/Estado. Tem PTT em 25 localidades/cidades, note que foi escolhido o nome PTT Paulista Central para a cidade de São Carlos com intuito de agregar na estrutura instalada participantes de cidades importantes na proximidade de São Carlos.

Quanto a centralização citada. O PTT de São Paulo está longe de ser um concentrador de tráfego, os exemplos citados AMS-IX, DE-CIX e LINX tem troca de tráfego superiores a dois Terabits/segundos, tem mais de 300 participantes com participantes do mundo inteiro, alias a maioria, a geolocalização está longe de ser o motivador. É natural, se analisarmos o ecossistema da Internet, trata-se de escolha dos participantes seja por razões econômicas, por melhoria da qualidade por redução da latência e eliminação de redes terceiras, ou maior controle sobre a entrega de seu tráfego ao destino.

Sobre as grande teles estarem presentes nos PTTs. A maioria não troca tráfego de forma aberta, se trocassem certamente o volume de tráfego trocado seria consideralmente maior, muitas estão por causa da medição da qualidade, quem sabe elas modifiquem a forma de pensar e passem a trocar tráfego . A equipe do PTT trabalhou e vem trabalhando para que o "efeito rosquinha” se concretize, fazendo com que todos os médios e pequenos troquem tráfego nos PTTs e a justificativa de não participação das grandes deixe de ser por ganhos econômicos obtido dos médios e pequenos.

Sobre os grande conteúdos (Google, Facebook, Netflix, Globo, Terra, Amazon, Microsoft, etc.). Nós reiteradas vezes pedimos a eles para colocarem seus conteúdos nas outras cidades, mas a decisão depende deles. O Google já ativou no Rio de Janeiro, Netflix tem planos para estar presente em outras localidades, Globo e Amazon estão presentes em São Paulo e Rio de Janeiro, Terra em São Paulo e Porto Alegre, Akamai, nem em São Paulo, e não é falta de convite, justificam razões de custos, mas não estão presentes em nenhum PTT.

Sobre a interconexão dos PTTs. Reiteradas vezes, em vários eventos, incluindo PTT Fórum, sempre que perguntado deixei claro que o PTT não compete com as empresas de telecomunicação, o NIC.br não irá interligar os PTTs com infraestrutura própria. Deixamos claro que incentivamos que empresas de telecom, provedores de acesso, forneçam esta interligação a preço justo, vide exemplo de Campinas onde a empresa Fasternet tem oferecido este serviço para interligar os participantes do PTT de Campinas ao PTT de São Paulo. Em Americana, a America Digital oferece este serviço entre os PTTs de Americana e Campinas.
O rateio de custos para as interligações é uma boa sugestão, existem modelos que levam em conta o volume de tráfego, outros faixas de banda utilizada, etc. Sua implementação pode não ser trivial.

Sobre o Euro-IX. Trata-se de uma associação de quem administra PTTs, o próprio PTT é membro do Euro-IX, há troca de experiência, discussão de problemas e soluções, troca de experiência, troca de informações, mas não existe rateio de custo para interligar PTTs. Semelhante ao Euro-IX, temos o LAC-IX, AP-IX e todos eles juntos formam a Federação dos Pontos de Troca de Tráfego, IX-F.

Sobre os conceitos de PTT posto em prática.
- Por ser infraestrutura que permite a interconexão direta entre as redes de Sistemas Autonomos (AS), o NIC.br tratou de incentivar as empresas com qualificações a se tornarem AS, hoje temos mais de 2400 AS no Brasil, aproximadamente a metade do que atende o LACNIC.
- Promover e criar infraestrutura necessária onde haja interesse de troca de tráfego. Para criar um PTT, no mínimo 3 ASs tem que participar para que o tráfego local permaneça local. Até o momento tem 25 PTTs, estamos instalando em Cuiabá e outros estão em estudo. O Brasil em quantidade de PTTs só perde para os Estados Unidos.
- Com a concentração de ASs numa única infraestrutura serviços de interesse podem ser disponibilizados:
** DNS root-servers. O Brasil tem servidores DNS raiz em PTTs, vide a relação em http://root-servers.org, trata-se do segundo país em quantidade de servidores DNS raiz.
** NTP.br. Os servidores NTP do NTP.br estão nos PTTs de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasilia.
** SIMET. Estamos finalizando a instalação dos servidores do SIMET em todos os PTTs, trata-se de medir a última milha até o PTT de menor latência, os ASs podem ver os resultados de testes realizados pelos usuários no portal do AS, http://pas.nic.br
** Looking glass disponível nos PTTs, via telnet lg.<sigla da localidade>.ptt.br

Milton Kashiwakura
Diretor de Projetos
NIC.br - Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR
tel.: +5511 5509-3530
mkaoruka at nic.br