[GTER] Concentrador PPPoE

Fernando Klabunde fernandoklabunde at gmail.com
Tue Mar 18 09:51:33 -03 2014

Utilizo esse cenário, mas 100% sobre VPLS.
2000 é muito.
Não recomendo. 1000 clientes no máximo se você quer estabilidade e
qualidade.

Bugs que ela dá..
Se por acaso cair um ponto, ou cair a luz em algum local da cidade e muitos
clientes precisarem desconectar o pppoe, ela vai a 100% e fica bem lenta,
demora até desconectar todo mundo.
Trava as vezes(?).. Raro, mas acontece.

Usamos R210 II @ 8 núcleos de 3.4Ghz e conseguimos atender 1400 clientes no
mesmo cenário. Só foi possível utilizando a V.6 do RouterOS.

Se eu pudesse, colocaria mais R210 aqui e diminuiria os clientes para no
max 700 por servidor..

Equipamentos estragam.. Levantar um novo servidor é rápido mas mesmo assim,
seriam 2000 clientes off no seu caso.

Att.

Fernando Klabunde
(54) 8429-2429