[GTER] Roteamento CG-NAT

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Tue Jun 17 23:47:06 -03 2014

Me surge uma dúvida acerca do roteamento nas redes que estão atrás de NAT.

Em caso de comunicação inter-clientes que estão atrás de NAT, como proceder?

Fazer com que essa comunicação ocorra toda nateada, ou seja:
1 - Da origem real, vai para o equipamento de NAT, faz o NAT da origem,
vai para o IP válido do destino, faz o NAT do destino, vai para o destino
real.
Lembrando que origem e destino podem até estar no mesmo equipamento de NAT,
ou inclusive ser o mesmo IP válido.

2 - Permitir que essa comunicação ocorra diretamente entre os IPs inválidos.
       - O que nesse caso traria à tona problemas  de incompatibilidade das
aplicações com NAT, além de criar um mundo isolado(AOL-style).

O que as boas práticas rezam?
Prós e contras?

/*Android told-me that this text should be at bottom.*/