[GTER] Indicação - Switch 10Gb/s

Shine eshine at gmail.com
Mon Jun 16 19:28:36 -03 2014

Romulo,

Pelo que entendi, os switches são mais para conectar os clientes para
acesso a Internet, então são switches mais para uso de campus network ou
metro network. Dificilmente um MK suportaria a carga de um workload de
datacenter com aplicações Leste-Oeste mais pesadas.

A maioria dos switches L3 de 10G de campus e metro atende sua demanda. Como
você separa os domínios de cada POP não há propagação de broadcast, então a
tabela mac depende mais do que você tem dentro da rede atualmente (um dado
fácil de obter usando "show mac add" nos seus switches atuais.)

Essa é a sua situação hoje. Agora pensando em futuro, você precisa ter os
dados de um ambiente no médio e longo prazo. Tudo bem que você planeje de
uma forma mais conservadora e o futuro, se tudo der muito certo, chegue
antes... ;)
1) ampliação do POP. Se sua demanda inclui ter um POP que interligue nos
dois atuais, você já deve pensar em como prover a lógica de
redundância/contingência, já que neste caso você acaba tendo uma topologia
mais em forma de anel. Existem desde esquemas como REP/EAPS/MPR como também
pode-se começar a adotar um protocolo de metro como MPLS, ou mesmo o STP
(que não é lá uma maravilha de convergência para redes metro em escala).
2) densidade de portas. 48 atende hoje... atenderá amanhã?
3) quantidade de portas 1GE e 10GE. Ter um switch non-blocking de 10GE é
altamente escalável, mas ainda é caro e se você não usa imediatamente para
conectar clientes a 10GE o TCO pode não compensar. Pense nessas quantidades
para fechar a sua qualificação de switches em uma gama que esteja adequada
ao seu negócio.