[GTER] Indicação - Switch 10Gb/s

Shine eshine at gmail.com
Wed Jun 11 22:58:03 -03 2014

Romulo,

Nos dias atuais, definir uma rede apenas por quesitos de velocidade não é
suficiente para definir equipamentos. Um core de rede pode ter
características diversas e entre o uso adequado dos recursos você consegue
classificar e definir melhor o que atenderá a sua demanda.
Por exemplo, você citou um "core", mas não disse se o core é de roteamento
backbone internet ou um core de rede datacenter, por exemplo. São redes com
características distintas, um core backbone precisa de mais recursos de
memória para poder escalar em prefixos, um core datacenter prioriza
uniformidade, latência. Tipicamente backbones precisam de roteadores, data
centers usam switches (muitas vezes um spine switch é o core da rede
também).

Definindo que você usará um switch, existem diversas escolhas. Você pode
pensar em um core de 10 Gbps, mas o switch, mesmo em camada 3 pode usar
SVIs, portanto aprender endereços mac. Outro ponto é se o switch usa L3,
ele pode precisar aprender mais ARP por estar em uma rede camada 2
potencialmente maior.
Então no mínimo devemos considerar:
1) capacidade da tabela arp
2) capacidade da tabela mac
3) quantidade de prefixos ipv4 e ipv6
Com esses dados em mãos, existem outros que devem ser considerados:
- capacidade de tráfego non-blocking
- tipos de interfaces suportadas
- quantidade máxima de SVI
- capacidade de agregação (ao menos em LACP) em portas por grupo e
quantidade de gruposf

Existem outros parâmetros, mas esses são mais voltados para aplicações
específicas e de alta performance:
- latência
- jitter

E algumas funcionalidades mais voltados para arquitetura, dependendo do
campo de uso: citaria ao menos redes metropolitanas, campus core e
datacenter. Aqui a lista fica bem grande...