[GTER] IRR

Herbert Faleiros herbert at faleiros.eti.br
Wed Jun 4 22:11:26 -03 2014

Rodrigo,

> clientes que listei no meu AS-SET nao tem IRR mas constam em minha AS-SET
> para serem colocados em minha política de export. Mesmo este nao tendo o irr
> ele será liberado pelo upstream em sua leitura?

eu desconheço provedores de trânsito em nossa região que apliquem
efetivamente filtros baseados no que é publicado num aut-num de uma
base IRR, seja ela TC, RADB, etc. Os motivos são óbvios, ou seja, a
confiabilidade do que é publicado e a própria dificuldade em expandir
esses objetos para escrever os filtros.

Na maioria das vezes eles (se/quando citam por algum motivo IRR)
querem apenas os registros das rotas anunciadas (route/route6), daí a
grande quantidade de proxies (e a "poluição" consequente) em bases
como por ex. a NTTCOM (ex. os feitos pela Embratel para seus
downstreams) ou o próprio RADB.

Na verdade eu vi até hoje (de perto) apenas um caso onde usam
efetivamente a política publicada num aut-num para escrever filtros,
que é o MSK-IX (um ambiente limitado e controlado).

Se a dúvida/dificuldade é cobrir os prefixos dos seus clientes, o
ideal seria "apelar" para os proxies (route/route6) ou solicitar que
os mesmos registrem suas rotas (até mesmo para evitar que alguém
escreva um proxy, muitas vezes com origem incorreta).

--
Herbert