[GTER] RES: RES: RES: Servidores de E-mai do Terra (vip-us-br-mx.terra.com)

Leonardo Rodrigues leolistas at solutti.com.br
Thu Jan 30 11:07:58 -02 2014

Em 30/01/14 09:18, Cleber @ Listas escreveu:
> Leonardo,
>
> Fica uma dica: Você pode criar um outbound relay com o exim que rotacional
> IP's (free) ou com o PowerMTA (pago). Ambos funcionam bem para esse tipo de
> tarefa.

     Já rotaciono o IP de saídas das conexões utilizando os 13 IPs
públicos que a minha operadora me oferece. Todos com DNS reverso
cadastrado corretamente, autorizados pelo SPF, etc etc.

     Sobre usar relays pagos, é complicado ... se eu passo a 'bola' pra
frente, ninguém garante que vai funcionar e eu relativamente perco o
controle da situação. Com tudo no meu servidor, por mais que não
funcione, eu tenho condição de saber exatamente o que está acontecendo,
tentar fazer alguma coisa e até mesmo ter logs pra justificar alguma
coisa. Quando usa-se sistemas externos, perde bastante dessa flexibilidade.

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues

	gertrudes at solutti.com.br