[GTER] RES: RES: Servidores de E-mai do Terra (vip-us-br-mx.terra.com)

Evandro Nunes evandronunes12 at gmail.com
Thu Jan 30 01:27:21 -02 2014

2014-01-29 Leonardo Rodrigues <leolistas at solutti.com.br>

>     Fácil demais pra eles pedirem isso, né ? E quem tem sistemas de
> correio legítimos em cima de circuitos de 8 ou 16 IPs, faz o que ?? Nem
> todo mundo tem milhares e milhares de IPs disponíveis, mas acho que
> imaginar isso é simplesmente demais pro Terra, né ???

olha ja vi muito isso acontecendo com qmail e com google
se voce tem diversos e-mails na fila pra um dominio (nesse caso @
terra.com.br) o qmail vai abrir um qmail-remote por e-mail gerando varias
sessoes TCP em paralelo potencialmente gastando a capacidade do MX remoto
receber e-mails de outros remetentes a solucao e' impor limite de
concorrencia remota por MX que o qmail tem em implementacoes como
spamcontrol ou limitar as sessoes por destino no seu firewall
o gmail ele tambem tem esse comportamento e invariavelmente abre diversas
sessoes pra entregar e-mail nao fazendo re-uso da sessao TCP. alias esse
re-uso eh esperado em RFC mas nao obrigatorio entao de qualquer forma o
terra nao deveria bloquear permanentemente ou temporariamente por um tempo,
num tipo de shitlist da vida e sim deveria impor limite de sessoes
paralelas tambem
mas o terra é o terra e la a politica é a que eles quiserem, pra e-mail e
DNS e não as ideiais ou melhores práticas
mas tente avaliar se não é esse seu caso e imponha seus proprios limites
pra paralelismo nos MX do terra, deve evitar as interrupcoes de servico