[GTER] Rotas

Felipe Trevisan fetrevisan at gmail.com
Sat Jan 18 12:06:02 -02 2014

ᐧ
*Peering e Classe V:*

O pessoal que diz que a interconexao classe V deveria ser obrigatoria tem
que ler esse livro. <http://drpeering.net/core/bookOutline.html> A biblia
do peering.

Teríamos que entender o porque dos clientes optarem por, por exemplo, a
Embratel e nao pelos provedores pequenos. Uma série de razões aparecem como
por exemplo, alcance nacional e a responsabilidade do CIO. Se acontecer
algum problema e a empresa ficar fora do ar, o CIO vai falar "eu contratei
a EMBRATEL e ela deu pau portanto a responsabilidade é da Embratel", versus
um "eu contratei um provedorzinho que, "óbvio" que ia dar pau e a
responsabilidade é minha".

O fato da Embratel (no nosso exemplo) ser a dona do link com o cliente
(last mile), garante a ela o poder de barganha na hora de negociar os
acordos de peering, leia-se particpação aberta no PTT.
Se os provedores pequenos coneseguirem vender um link, mesmo que seja de
redundancia, no mesmo cliente e abrirem este trafego no PTT, começam a
minar o poder de barganha das grandes. O processo é longo e teria de ser
coordenado.

Além do mais, precisaria-se compartilhar o last-mile. Uma oferta de
last-mile compartilhado seria irresistível ao cliente que passaria a ter
opção de provedores sem mexer em infra. Não vejo nenhum provedor discutindo
esta matéria.

*Compartilhamento de L2L:*

Porque eu nao poderia contratar um L2L entre dois ou mais PTT´s hoje e
compartilhar o custo com os interessados em compartilhá-lo?

Por exemplo:
Conexao entre o dois PTT´s custa 100 de transporte.
Overhead e impostos leva a uns 150.
Rateia os 150 entre os interessados. Todo mundo compartilha o gb. e todo
mundo monitora a porta. Ao atingir o limite dela, procede-se ao upgrade e
consequentemente aumento do rateio.

Eu sei que o modelo é simples, elementar até, mas porque nao funciona hoje?

a) Ninguem se dispôs a encabeçar e assumir o custo de transporte
b) Os provedores entram na discussão de que só usam 100 Mb e que o rateio é
injusto - o que dificulta o rateio inicial de 1 Gb mínimo
c) a necessidade de todo o trafego passar por um switch de terceiro
d) ---insira sua opiniao aqui ---

abs,