[GTER] Arquitetura de datacenter mais usada top-of-rack ou end-of-row.

Shine eshine at gmail.com
Wed Jan 15 02:46:20 -02 2014

Lyma,

Concordo com a sua colocação, o design da rede de um DC depende bastante da
finalidade dele. Ele pode ser hosting, cloud, HPC.

O link tem um bom texto, mas acho que algumas afirmações já são discutíveis.
Não dá para afirmar que ToR salva muito cabeamento. Certamente se falarmos
de 1/10GE pode até se dizer que o upgrade de 1GE para 10GE poderia ser
feito, mas vamos levar em consideração que o cabeamento ótico também muda,
então se você tem um link de 10 GE, quando mudar para 40GE vai ter que
mudar o cabeamento. Em contrapartida, se levarmos um 40GE em cabeamento MTP
para um cassete para breakout para 10 GE, esse cabeamento pode ainda ter
uma boa sobrevida para upgrade.
Se usarmos um rack de servidores bare metal, o custo de usar ToR fica bem
dimensionado com as portas, pois é uma quantidade previsível. Quanto ao
gerenciamento, existem esquemas para orquestrar a configuração, o que torna
a via mais fácil para o operador. Infelizmente muitas delas soluções
fechadas...
Quanto a agregação dos ToR, com o advento de switches de alta densidade de
portas já é possível agregar um número bastante significativo de ToRs.
Claro que precisa ser non-blocking, mas não acho que redes blocking ou com
elevada taxa de oversubscrition serão mantidos por um futuro muito longo.
Existem ToR com fonte e fans redundantes, mas acho que a convergência para
sistemas balanceados (dois ToR distintos fisicamente, mas agregados
logicamente) é o fator que alavanca a redundância e confiabilidade em caso
de falhas no equipamento.
Poucos EoR são non-blocking para 10GE e poucos também são tão maleáveis
para upgrade. Não se trata de uma mera "mudança de SFP", 10GE tem 10 vezes
a capacidade de 1GE, agora imagine isso multiplicado. Se vc tem 48 portas
1GE em um slot , mudar todos para 10GE significa ter um fabric slot de 480
Gbps. Claro que isso também se aplica ao Spine switch, mas dependendo da
estratégia e escala, investir em um Spine e gradualmente mudar o ToR pode
ser uma alternativa.

No resto o texto é bem atual. EoR tem custo otimizado e certamente é o
ambiente mais disseminado no enterprise atual. ToR é uma arquitetura mais
flexível e escalar.