[GTER] Rede OSPF - Area STUB c/ Mikrotik

Jonatas M. Victor jonatasmv at gmail.com
Tue Jan 14 16:54:33 -02 2014

  A rede em questão tem um backhaul com roteadores que exportam suas
conexões com os clientes para a malha de backhaul. Exemplo tem
o core -> backhaul -> roteador de borda -> enlace /30 c/ cliente ou redes
maiores depende do caso.
  Apartir da rede de core ( area 0 ) existirá vários caminhos ( +/- 15 )
 de backhaul que seriam alocadas como áreas no ospf e trazendo os
enlaces/redes de clientes para o core. Em pontos estratégicos os caminhos
se falam montando aneis em l3, pois são vários tipos de
enlaces/tecnologias.
  Em pontos que tem dist em pppoe se sumariza as redes com prefixos maiores
e deixa o ospf levar a frente. A idéia de utilizar stub ou nssa nos
caminhos é diminuir a quantidade de rotas nos caminhos de rede, pois em
casos que os caminhos não se falam tem que vir ao core e voltar, então
roteadores dentro de um caminho não precisam saber as rotas de todas os 15.
  Não sei se consegui ser claro nessa topologia.