[GTER] Rede OSPF - Area STUB c/ Mikrotik

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon Jan 13 11:25:15 -02 2014

2014/1/13 Douglas Fischer <fischerdouglas at gmail.com>

> @jonatasmv Conheça o EIGRP e seja feliz!
> O inconveniente é o custo.

E o fato de que era um protocolo proprietário até poucos dias atrás, o que
faz com que só haja implementação Cisco para ele...

> @Rubens Esse approach com IBGP torna-se demasiado complexo em redes partial
> mesh, não achas?

Não, partial mesh é até mais fácil de implementar via IBGP. Criam-se no
route-reflector grupos de roteadores que podem receber mais e o que os
podem receber menos prefixos, e manda-se conforme o peer. E aliás o jeito
mais simples que eu já vi de fazer partial mesh...

> E também relativamente ineficiente quando a comunição inter-sites é tão ou
> mais importante quanto a rota default.

Mesmo num acesso focado na rota default os prefixos do tráfego de retorno
são importantes. Em comunicação bidirecional como acontece com 99.99% de
toda comunicação Internet, a volta é tão importante quanto a ida.

Rubens