[GTER] Servidores 1U homologados para FreeBSD, Linux e OpenBSD

Alexandre Biancalana biancalana at gmail.com
Wed Jan 8 19:19:47 -02 2014

2014/1/8 Patrick Tracanelli <eksffa at freebsdbrasil.com.br>

> [...]
>
> Só pra esclarecer alguns pontos que me pareceram pertinentes.
>
> A FreeBSD Brasil LTDA tem autorização formal (contratual) da FreeBSD
> Foundation pra homologar hardware pra FreeBSD na AL e Caribe. No Brasil o
> MT1000 da Daruma, Intrepid e Constellation da TCorp por exemplo são alguns
> produtos ja homologados. O ServerU L100 foi submetido a todos os testes e
> critérios necessários, incluindo medições de performance e não apenas
> compatibilidade de hardware. Pra FreeBSD apenas 2 hardware ficam none@ no
> pciconf -lv mas ambos tem modulo de kernel fornecido pelo fabricante.

Olá Patrick,

   Parabens pela iniciativa ! Na minha opinião o mercado (como um todo não
só @BR) é carente de equipamentos que tem como finalidade a utilização como
software livre "na veia", apesar de a maioria funcionar perfeitamente,
quando se fala em suporte poucos fabricantes se compromentem com OS fora
linux. Vide a Dell que a alguns anos atrás, passei por situações onde se
recusava até mesmo a disponibilizar testes de HW quando você fala que tem
um BSD instalado.

   "ServerU L100 foi submetido a todos os testes e critérios necessários,
incluindo medições de performance"

  Vi que no site existem algumas referências em relação à teste de
performance, mas você poderia detalhar mais tecnicamente quais/como os
testes foram feitos, quais são estes critérios e por quem foram definidos
(referências são bem vidas) ?

  Estes resultados são públicos ? Poderia divulgá-los ?

  Sabe dizer se o fabricante tem committers do Free/Open contratados e quem
são ? E se/como o fabricante contribui para a evolução desses projetos ?

Att,
Alexandre