[GTER] Tentativa de Ivasão Wirelles

victordantas at netlinepb.com.br victordantas at netlinepb.com.br
Wed Feb 26 10:22:36 -03 2014

Certo dia precisei combater um ataque destes, não ficou a coisa mais
linda, o que importa é que funcionou.

O ataque por deauth também afeta redes com criptografia, mesmo as fortes.

Criei dois virtuais aps em cada cartão da torre atacada, usando os
mesmos ssid que o master.

Em wireless access-list tripliquei a entrada de cada mac de cliente,
deixando um registro para cada cartão e seus respectivos virtuais aps,
para manter o controle do cliente só conectar pelo mesmo cartão. Se
preferir pode setar todos os macs em access-list para interface all, mas
perderá a amarração de cliente por cartão.

Ocorre que quando o cartão recebe um deauth do atacante, o pacote deauth
vem com o mac de origem e destino especificado, então a conexão do
cliente cai e imediatamente o cliente se conecta em outro ssid mas com
mac diferente (virtual ap), o tempo de convergência é mínimo em torno de
1segundo, o cliente nem percebe, logo o ataque morre até que o atacante
mude o seu ataque para o mac do novo ap virtual, isso vira um ciclo,
sempre terá duas opções de conexão para o mesmo ssid para o cliente se
conectar, então o atacante terá que criar um bot para ficar detectando
automaticamente em qual cartão o cliente se conectou obter o seu mac e
etc, isso inviabilizará sua investida, e foi o que me rendeu muita
tranquilidade.

Victor Dantas
Netline Telecom