[GTER] ASN REGISTRO.BR

Bruno Henrique Collovini bruno.henrique at collovini.com.br
Tue Feb 11 20:41:03 -02 2014

Rau,

Concordo com o Frederick, muita das vezes o pessoal está pensando em CIDR
próprio e confusão para uma simplesmente case redundância de um site principal
e suas filiais. Deviam antes pensar no básico da telecom.

1- Um único provedor, link de 80Mb? Divide em dois de 40Mb e solicita a
operadora colocar em enlace diferente e de preferência em roteadores
distintos.
  Já tive caso de pedir para a operadora colocar em um SDH Alcatel e o outro
pelo SDH NEC. E tendo dupla abordagem por ruas distintas e caixa de passagem
diferentes e chegando em POP distintos na operadora :)

2- Dois provedores, link de 40Mb cada? Solicite a ambas operadoras a garantia
que são a última milha, ou que não usem a mesma última milha compartilha, é o
minimo que você deve fazer.

Depois que limpou a base (1, 2 e 3) modelo tcp/ip :) hora de bricar sério

Pode por ambos provedores de Internet ligando em um appliance, existe diversos
como da Checkpoint, BigIp, Linkproof, V2R, IPANEMA que responde ao seu site
principal. Alguns fazem mais, outros menos, outros pagam por licenças ou novas
caixinhas tudo depende de suas nece$$idade$....

 Em sites remotos você além de ter um link MPLS com o seu ponto principal pode
adotar um appliance como da V2R ou IPANEMA ligando um ADSL.. caiu o link MPLS
estes "mecatrefes" roteiam pelo ADSL fecham a VPN com o seu site principal e o
seu usuário final nem reclama... bom pode reclamar de uma lentidão temporária,
nada que um destes appliances que já são customizados e podem mandar email
automático para os usuários da região informando o motivo da lentidão.. ao
menos ninguém fica sem acessar seus emails nas nuvens e etc :)

Ou seja, sem uma boa explicação para qual é real necessidade do ASN, pode
ficar numa fila desnecessária.

Atc,
Bruno H Collovini