[GTER] Ubiquiti Unifi UAP

Leonardo Rodrigues leolistas at solutti.com.br
Mon Dec 29 16:51:36 -02 2014

On 29/12/14 12:07, Marco Lagoa wrote:
> Eduardo,
>
> Na ubiquiti existe um método de configuração no site que chama zerohandoff que permite a migração entre as antenas sem perder conexão, recomendado para telefonia IP wifi, mas para implementar é necessário um survey e planejamento bem aprimorado. Ele implementa o single channel nas antenas.
>
> O uso do mesmo canal pode trazer problemas sobre a transição entre antenas bem como saturação da frequencia dependendo a quantidade de clientes que tenha na rede.

     E mesmo existindo, o zero handoff é uma funcionalidade pouco
entendida e acaba que muita gente acha que ela é 'melhor' que o roaming
convencional, que o UniFi faz sem nenhum problema. O Zero Handoff só
teria vantagem pra aplicações de tempo real, onde perder UM pacote pode
acarretar problema, como streams, VoIPs, etc etc. É extremamente difícil
de se manter zero handoff num ambiente que não esteja completamente
isolado da civilização, exatamente pelo fato de todos os APs rodarem no
mesmo canal. O que pode parecer vantagem, torna-se enorme desvantagem
quando você não tem o controle de tudo que acontece 'por perto'.

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues

	gertrudes at solutti.com.br