[GTER] Critérios para eleição de rotas BGP

Antonio Modesto modesto at isimples.com.br
Sat Aug 30 09:52:56 -03 2014

On 2014-08-30 12:00 am, Uesley Correa wrote:

> Prezados,
>
> Esse
lance de rota mais antiga já é um velho conhecido meu e
> aprendi sobre
ele com um cara que trabalhava gerenciando bgp num provedor
> grande
onde trabalhei. Inclusive, na hora das manutenções do bgp (onde se

faziam necessário down nas sessões), ele já tinha a ordem certa de
subida
> de cada peer para manter a precedência. Subia primeiro os PTT,
depois os
> trânsitos e por último os clientes de trânsito IP. Custei a
entender o
> porquê daquilo, depois que aprendi sobre esse assunto,
passou a fazer mais
> sentido a ordem de subida.
>
> Não é um atributo
que se possa confiar, se por um motivo algum participante derruba o
anúncio, ou a sessão dele cai, pode atrapalhar sua política.

Ribeiro" <cribeiro at telbrax.com.br> escreveu:

> [...]
efetiva: a rota mais antiga é a que está na tabela há mais tempo, e
tende a ser a mais estável, que flapeia menos. Pelo menos é essa a
ideia... Carlos Ribeiro Em 29/08/2014 21:11, "Wladimir Pereira"
<wladnery at gmail.com> escreveu:

> [...]
antiga faz parte mesmo da eleição. Wladimir Em 29 de agosto de 2014
18:31, Wladimir Pereira <wladnery at gmail.com> escreveu:

Considerando que você não manipulou os atributos, realmente eles estão
empatando, e entrando em vigor a rota mais velha. Perceba que o AS-PATH
é idêntico para todas as suas consultas, fazendo

esse atributo (AS-PATH) não seja o fator determinante para a

de agosto de 2014 11:22, Adriano Macedo <adriano at mcinfor.com.br>
escreveu: Bom dia pessoal, ou eu não sei como funciona o algorítimo de
eleição de

saúde. Até onde eu
para definir qual a me

Weight (2)Prefere a rota com maior Local-Preference (3)Prefere a rota
com menor As-Path (4)Prefere a rota originada localmente ou por anuncio
do próprio BGP (5)Prefere a rota com a menor Origin (6)Prefere a rota
com o menor MED (7)Prefere a rotas aprendida por eBGP (8)Prefere as
rotas do roteador com menor Router ID E no meu caso um novo parâmetro,
quase que soberano: (X)Route Age, a rota mais velha! Então fiz o
seguinte teste. A melhor rota para o host 200.160.2.3 no momento era a
operadora 1, filtrei as rotas dessa operadora e as
a melhor rota para o host 200.160.2.
rotas dessa operadora e as recebi novamente e a melhor rota

Links:
------