[GTER] link aggregation

Wladimir Pereira wladnery at gmail.com
Fri Aug 29 18:24:47 -03 2014

Boa noite, Rodrigo.

Balanceamento com número ímpar é bem aproveitado quando a capacidade de
transmissão de dados de cada enlace apresenta números distintos (típico de
aplicação com rádios), mesmo sabendo que elas três possuem portas gigabit
(por exemplo).

O balanceamento ocorre em 8 filas, então temos:
Enlace 1: 300Mbps (3 pacotes sorteados)
Enlace 2: 300Mbps (3 pacotes sorteados)
Enlace 3: 200Mbps (2 pacotes sorteados)

Quando as 8 filas do balanceamento se encerrar (neste caso, no Enlace 2), o
processo se iniciará novamente a partir da primeira porta (ID) agregada.

Apliquei isso aí na prática, com resultado conforme planejado.

PS: Importante observar quais enlaces (capacidades) utilizarão quais
portas/IDs no switch.

Abs.,

Wladimir