[GTER] link aggregation

Carlos Ribeiro cribeiro at telbrax.com.br
Fri Aug 29 16:14:11 -03 2014

O impacto depende do número de buckets da implementação do hash. Mesmo com
oito buckets, que é um caso comum, os três canais ficam com peso 3/3/2, que
é bem melhor que o 2/2/2/1/1 de cinco canais. Talvez por isso você não
tenha notado tanta diferença.

Agora, imagina o pior caso com 7 canais... Um dos canais entope com os
outros seis a meia carga... Dá quase na mesma que um LAG de quatro canais.
Exceto se o hash tiver 16 buckets, aí melhora consideravelmente.

P.S. quem trabalha com rádios de longa distância precisa levar isso a
sério, e o único jeito de garantir não ocorra esse tipo de desbalanceamento
é usando alguma solução de mux "proprietária" do fabricante do rádio. Todos
os grandes fabricantes oferecem sistemas que garantem serialização do
tráfego na camada 1, com eficiência máxima dos canais, e alguns conseguem
até balancear tráfego corretamente mesmo que algum canal esteja degradado,
coisa que o LAG não faz!

Carlos Ribeiro