[GTER] tranceivers SFP+ e Routerboards

Shine eshine at gmail.com
Fri Aug 29 01:27:37 -03 2014

É um bom exemplo. :)
Sendo simplista, tanto o SFP como o equipamento tem de suportar os
protocolos que vão em cima de interface.

Divergindo do assunto, sobre a WAN-PHY e LAN-PHY (são coisas mais comuns em
roteadores metro), o LAN-PHY resume em padrões LAN, que podem ser SR, LR,
ER. O WAN-PHY tem uma camada a mais que permite por ele sobre um circuito
SONET. É interessante que o 10G consiga ser adaptado tão convenientemente
sobre um SONET, historicamente colocar Ethernet sobre SDH sempre foi
desafiador (me lembrei dos Datacom que usavam vários circuitos E1 para
passar um link Ethernet de 10Mbps...).
Para ser honesto, nunca vi um SFP+ WAN-PHY, os que me lembro de ter visto
eram nas linecards do ASR9000, mas eram XFP.