[GTER] Dominio .RIO?

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon Aug 25 16:34:53 -03 2014

> Na minha cabeça, um gTLD próprio é uma estrutura completamente separada.

No mundo de gTLDs há dois papéis distintos: o de registry, que é quem tem
contrato com a ICANN, o back-end registry, que é quem opera o serviço
baseado no seu know-how e capacidades operacionais. Apesar de termos uns
600 e tantos novos gTLDs, o número de back-ends está mais para poucas
dúzias... a maioria dos registries concluiu, corretamente, que era melhor
não reinventar a roda e contratar expertise técnico já existente.

> Realmente não sabia que havia participação no NIC.br nessa iniciativa.

http://www.nic.br/atividades/gtlds.htm

O NIC.br é também o back-end de outros dois outros TLDs já delegados, mas
que são fechados para uso exclusivo:
https://www.iana.org/domains/root/db/uol.html
https://www.iana.org/domains/root/db/globo.html

E será de outros TLDs ainda em fase de assinatura de contrato com a ICANN.

> Por um lado, é interessante para o Rio ter alguém com expertise na área.
> Porém, por outro lado, estou MUITO curioso qual que foi essa "parceria"...

Outsourcing é dinheiro em troca de serviços, não tem muito mistério nesse
modelo...  exceto em iniciativas específicas que são parte da missão de
retribuição do NIC.br (CERT.br, PTT.br, CETIC.br, IPv6.br etc.) à
sociedade, os serviços de registro de domínios são prestados com
contra-partida financeira.

Rubens