[GTER] Emails do CERT.br sobre copyright

Rubens Marins Schner rubens at brisanet.com.br
Fri Aug 22 11:38:04 -03 2014

Temos recebido emails do CERT.br sobre problemas de copyright,ou seja,
alguem dentro da nossa rede fazendo download de conteudo "indevido".

Em primeiro lugar eu acho que nao deve ser reponsabilidade do CERT.br ficar
policiando a questao de copyright, eu entendo que eles estao encaminhando
os emails que recebem, mas eu nao acho que se aplica, por que afinal de
contas, se o CERT.br comecar a receber propagandas direcionadas a Nossa
Instituicao, mas chegar na caixa do CERT.br, tenho certeza que eles nao vao
encaminhar a mensagem.

Como essa questao do copyright americano nao se aplica no Brasil, e essas
notificacoes nao tem valor, por que foi feita em ingles, baseada em leis
que nao valem aqui, nos simplesmente configuramos um filtro para mandar
isso para Dave Null.

Somos agradecidos ao CERT.br, pois ja houve casos de eles encaminharem
emails para nossa instituicao devido a problemas de seguranca, e que
tomamos providencia em todos os casos, e passo a instrucao para nosso
pessoal para dar uma atencao aos emails vindo do CERT.br, mas desse jeito
nao podemos manter isso e eu realmente nao gostaria de ignorar os emails
vindo do CERT ou um problema maior passar desapercebido, no meio de tantos
emails sobre copyright, que nos simplesmente ignoramos.

PS: Estou mandando esse email para a lista, por que penso ser pertinente
aos demais o assunto para discussao. Ja mandei email semelhante ao CERT.br.

Rubens Marins
Administrador de Sistemas
rubens.marins at gmail dot com