[GTER] Switchs e Roteadores de Borda 10Gbits

Evandro Nunes evandronunes12 at gmail.com
Thu Aug 21 21:37:13 -03 2014

On Thursday, August 21, 2014, rodrigo at vn.com.br <rodrigo at vn.com.br> wrote:

> [...]
> Até hoje, nosso cenário sempre foi satisfatório usando Servidores de borda
> DELL PE 1950 com Linux (Gentoo) rodando Quagga ligados a switchs Cisco ou
> HP (3COM).
> Mas 1Gbit ficou para trás. A próxima ampliação de link vamos virar Gbit em
> uma interface.
>
> Chegou a hora de sair do Linux?
> Sempre me falam muito bem do FreeBSD, mas se for o caso, qual seria o
> hardware para passarmos para 10Gbits?
> Que switchs e módulos XFP utilizar?
> Aqueles que já estão usando interfaces 10Gbits na borda, o que optaram

você quer ir até onde nos próximos 2 anos?

aqui eu roteio 4Gbit/s com FreeBSD e um Netmap L-800 que o pessoal da
serverU não divulga não sei por que mas eles tem o produto se ligar lá eles
falam, inclusive e um dos ativos que penso em sair de 220ac e ir para 48dc
que levantei na outra thread

o custo total da solução é menos de 5k reais e atende perfeitamente minhas
taxas de roteamento, nela eu uso uma porta 10GbE elétrica que vai pro meu
switch e penduro diversas VLAN nela mas não chego a rotear nem perto de
10Gb fico mesmo em 4 com picos de 4.5

sobra CPU então acho que tenho margem pra crescer, antes eu tinha pensado
em um cisco asr 1002 pra 5Gbit/s mas saia 4 vezes o valor, usado...

acho que o limite do que você roteia com x86_64 é acima de 1Gbit/s com um
custo muito bom, mas se chegar perto de 10Gb roteado (não conectado) ai
talvez tenha que ir pra um equipamento mais específico

pra mim a questão chave é essa, qual será sua taxa em 2 anos; quais seus
passos além do 1gbit/s

FreeBSD+L800 são minhas recomendações pq e oq eu uso e me atende