[GTER] Roteador de borda

Ricardo Landim ricardolan at gmail.com
Fri Aug 22 10:30:24 -03 2014

Acredito que eles trabalham com os 2 casos, mas com certeza conseguem
gerenciar um full routing, depende muito do tamanho do cluster.

Em cluster maiores eles geralmente utilizam roteadores como um Cisco
ASR9922. Mas em setups menores, geralmente dentro de ISP´s com apenas 1 ou
2 máquinas, o próprio netflix já solicita ao ISP um full routing pois todo
dia essas máquinas precisam baixar cerca de 5TB para atualizar o acervo de
filmes, acessando assim máquinas que estão fora do peering. Sem falar
também que o NOC deles (nos EUA) precisam ter acesso a máquina.

Mas concondo 100% com o Carlos Ribeiro quando ele diz sobre comprar um
roteador pronto que você não precise se preocupar tanto. Creio que isso é
perfeitamente viável quando o ISP passa a barreira do 1 ou 2 Gbps.