[GTER] Alternativa OpenSource ao Riverbed SteelHead e Cisco WAAS

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Thu Aug 21 19:13:41 -03 2014

Então,
a economia varia muito do tipo de dado que trafega...

Já ví cliente ter taxas de 70% de economia de banda com WAAS.

Mas esse mesmo cliente que tinha ficado CONTENTÃO com o WAAS, ficou
frustrado depois de ter implementado uma ferramenta de backup em
Block-Level, que acabou reduzindo estupidamente a demanda de tráfego
comprimível e cacheável...

Eu não creio que esse tipo de recurso seja receita de sucesso para
comunicação internet.
Mas para empresas com grandes demandas de conectividade MPLS(que costuma
ser caro) os recursos de Wan Optimization podem ser bem interessante.

Como eu disse anteriormente, eu estou acompanhando um deploy de SteelHead
Riverbed, e já tive boas experiências com Cisco WAAS.
Na minha opinião são as duas melhores soluções do mercado...

O que busco agora são soluções open-source para poder fazer uma comparação
inteligente de custo benefício.