[GTER] Switchs e Roteadores de Borda 10Gbits

Carlos Ribeiro cribeiro at telbrax.com.br
Thu Aug 21 14:36:19 -03 2014

Rodrigo,

Isso é uma opinião particular minha, pode ser que outros da lista discordem.

A partir de 1 Gbps, eu acho que você deveria pensar seriamente em investir
em um roteador. O custo da banda "engole" o custo do router em muito pouco
tempo, e um router bom vai durar ANOS.

Se você pensa em continuar usando roteamento por software, eu acho que é
mais interessante investigar projetos como o Vyatta. Antigamente era
gratuito, agora é da Brocade e eu não sei a política comercial, mas eles
tem casos registrados de serviço a 10 Gbps.

A minha segunda opção seria o FreeBSD. Não tenho nada contra o Linux, mas
por razões históricas, a comunidade de roteamento "pesado" em BSD é maior
do que a comunidade baseada em Linux.

*Carlos Ribeiro*
*Sócio*
Cel: +55 (31) 9303-3366