[GTER] Calculo Consumo Energia 48Vdc vs 128Vac

Evandro Nunes evandronunes12 at gmail.com
Thu Aug 21 01:41:25 -03 2014

> Em 110V um carga de 110W, consumo de 1A
> P=VxI
> P=110Vx1A = 110W
>
> Em 48V, uma carga de 110W, vai consumir:
> I = P/V = 110W/48V = 2,29A
>
> Em 12V, uma carga de 110W, vai consumir:
> I = P/V = 110W/12V = 9,17A
>
> O desejável é que numa fonte com entrada em 110V e saida em 12V, mantenha a
> relação de potência entre a entrada e saida, ou:
> Se a fonte consome 110Vx1A, deveria produzir em sua saida(num mundo
> perfeito, com 100% de aproveitamento), 12Vx9,17A. Notamos isso quando
> [...]

excelente retornos, como eu esperava, agradeço a todos que opinaram
peço desculpas eu gerei uma confusão por falta de atenção, nunca quis dizer
24, 36 ou 48 Vac, e sim 24-48Vdc; my bad; outra coisa, não eu não espero
uma entrega da rua em baixa tensão DC; a distribuidora vai fazer o dela,
entregando 220Vac mesmo, a conversão fica por minha conta;

então é um mito que baixar a tensão vai diminuir gastos e consumo!? eu
assisti uma apresentação em uma feira que listava a menor conta com energia
no fim do mes como uma das vantagens nessa estratégia! quer dizer então que
vou aumentar esse custo? em que proporção? sugestões de cálculos? Ratanaka
muito elucidativo essa formula, muito obrigado; mas não imagino como chegar
na proporção financeira desse maior consumo. porque se o consumo será o
mesmo...
90W é 90W, então em eu preciso de 2A de corrente em 48Vdc pra prover os
90V; dessa forma preciso de 400mA pra prover os mesmos 90W em 220Vac,
certo?
Ratanaka, essa formula se aplica a tensões dc ou ac indiscriminadamente?
90W = 400mA em 220Vac = 1,9A em 48Vdc = 820mA em 110Vac?

então temos em paralelo a isso maior custo com: (a) fios, (b) equipamentos
para conversão, e o que mais? (obrigado Danton)

temos economia em termos operacionais como manutenção do sistema de
baterias, de acordo com o Carlos; podem ilustrar o por que dessa menor
complexidade operacional? qual a idéia substituir no break pelo que?
baterias diretamente sem inversão de potência? ou estamos falando de no
breaks mais simples por menor necessidade de inversão? quais outros pontos
postivos em termos financeiros
estou focando exclusivamente em termos financeiros mesmo, $$$, e taxas de
retorno de investimento; que claro pode não ser apenas em economia por isso
quero saber todos os pontos positivos também, além dos negativos

minha empresa tem uma grande gama de ativos que podem operar em 36vdc-48vdc
e alguns em 24vdc, todos eles usam fontes com entrada 220vac; poucos (na
verdade 3) que recebem os fios direto no parafuso da fonte rsss a maioria
com plugs P4 no equipamento, o que facilita um trabalho de alimentação
direta na voltagem adequada; temos um contrato de leasing que permite
renovar meu parque periodicamente, e estamos em vias de iniciar esse
processo dai veio a hipotese de avaliar essa mudança ja que o fornecedor
pode entregar novos servidores com PSU que suporta entrada 36-70Vdc
ou seja com pouco esforço posso ter meu parque operando com entrada 48Vdc,
mas pouco esforço não é sinônimo de pouco custo, então por isso minha
pergunta foi direto ao ponto: $$$$ mas quero também saber a opinião de
vocês sobre as (des)vantagens menos tangíveis, as operacionais, técnicas e
qualitativas

sigamos