[GTER] Calculo Consumo Energia 48Vdc vs 128Vac

Adriano Antonio Ratanaka ratanaka at gmail.com
Wed Aug 20 21:32:04 -03 2014

Em 110V um carga de 110W, consumo de 1A
P=VxI
P=110Vx1A = 110W

Em 48V, uma carga de 110W, vai consumir:
I = P/V = 110W/48V = 2,29A

Em 12V, uma carga de 110W, vai consumir:
I = P/V = 110W/12V = 9,17A

O desejável é que numa fonte com entrada em 110V e saida em 12V, mantenha a
relação de potência entre a entrada e saida, ou:
Se a fonte consome 110Vx1A, deveria produzir em sua saida(num mundo
perfeito, com 100% de aproveitamento), 12Vx9,17A. Notamos isso quando
analisamos os fusiveis de uma fonte nobreak, fusivel de entrada baixo(1 a
3A) e de saida alto(10A-20A)

Uma fonte de 48V x .4A, pode passar por um regulador DC/DC e produzir na
sua saida 12V x 1.6A, em um conversor com 100% de eficiencia, tenho visto
no mercado conversores com 95% de eficiencia a baixo custo.

Ratanaka