[GTER] Calculo Consumo Energia 48Vdc vs 128Vac

Marcio Miguel marcio.miguel+gter at gmail.com
Wed Aug 20 19:05:23 -03 2014

Potência é sempre V x I. Se diminui uma, aumenta outra, pois a energia
consumida é a mesma. O que ocorre são perdas nas conversões CC/CA
utilizadas nos no-breaks, maiores que em retificadores. Lembrando sempre
que as fontes chaveadas de todos os equipamentos sempre retificam a tensão
CA antes de chaveá-la,
Talvez por isso que o projeto http://www.opencompute.org estabeleceu 12,5
VDC para a alimentação de servidores em Datacenters, inclusive para os do
Facebook. É claro que uma tensão tão baixa exigirá bons retificadores,
bancos de bateria, cabos de alimentação de maior bitola (700W/12,5V = 56 A)
e isto deve ser previsto no projeto do Datacenter.

Márcio