[GTER] Domínios, existe algum limite? ou deveria?

Sérgio Neves sergio-neves at r7.com
Fri Aug 15 08:12:08 -03 2014

Bom dia Elisandro,

   Me permita discordar da maioria dos colegas que aqui postaram. Existe uma
diferença nessa discussão que as pessoas não levam em consideração que é a
diferença do tipo de domínio. Explico:
   Uma coisa são domínios digamos sem relação com marca, até citado pelo
Leonardo como exemplo, o domínio "sex.com". Podemos citar outros também
mencionados pelos colegas como "advogado.com.br" e "engenheiro.com.br" e
muitos outros que está limitado a criatividade das pessoas. Realmente, esse
domínios valem uma fortuna dependendo da forma como podem ser explorados
comercialmente.

   Outra coisa são domínios relacionados a empresas e isso independe de ser
grande empresa ou não. Uma empresa pode, por exemplo, exigir um domínio
registrado por outra pessoa por que o fim a que se destina esteja
prejudicando sua atividade comercial/negócio. Existem situações de empresa
que existem a décadas e que só agora resolveram entrar para internet
(acredite, isso existe). Ao querer registrar o domínio descobre que o mesmo
já foi registrado por outra pessoa/empresa que não tem nenhum tipo de
relação com o negócio explorado. É possível requerer diretamento ao
"registro.br" a transferência desse domínio, no entanto, isso vai ser
avaliado, Em último caso pode-se entrar na justiça para um disputa
litigiosa, que dependendo da empresa e da importância da marca, não vai
valer a pena. Cada caso é um caso.

   A internet, tem regras e normas que ficam disponíveis no site do
registro.br e se você observar nas regras, a prática de registrar um
domínio por qualquer pessoa não é legal, no entanto, as autoridades fecham
os olhos para isso por um simples motivo: Você sabe quanto a empresa
responsável pelo registro de um domínio cobra por esse serviço? Multiplique
isso pelos milhões de domínios registrados e você vai entender o por que
dessa prática estar "liberada".

   Eu mesmo já vi uma empresa perder um domínio por que escolheu um advogado
sem qualquer tipo de intimidade com a área digital e o principal, não
conhecia as normas para o registro de domínio. Resumindo, foi burrice
mesmo.

   Vou citar um outro exemplo para você.
   Imagine que uma institução religiosa, governo ou escola queira registrar
um domínio. Instituição religiosa, é entidade sem fins lucrativos e
portanto seu domínio deve terminar com ".org.br". Ao tentar registrar o
domínio a entidade religiosa descobre que alguém registrou como ".com.br".
Não tenha dúvidas de que, quem fez o registro, o fez errado e somente na
intenção de tentar ganhar alguma coisa que não vai se concretizar e nesse
caso, quando o "registro.br" receber a documentação que comprova os fins a
que se propôe a entidade religiosa, o domínio ".com.br" será
automaticamente cancelado.

   Tudo vai depender do conhecimento que se tem sobre as regras que regem o
registro de um domínio e saber usá-las a seu favor, mas infelizmente, ler
não é uma virtude do brasileiro, então ele ficar a mercê dos que se acham
espertos. Mas como disse acima, alguns absurdos podem ser facilmente
revertidos com uma simples leitura.

   Sérgio Neves

   Citando "Elizandro Pacheco [ Pacheco Tecnologia ]"