[GTER] Operadora de Internet - Home

Bruno Cabral bruno at openline.com.br
Wed Apr 23 18:11:41 -03 2014

Olá

Fui provedor em capital de 1995 a 2008 e posso dizer que a concorrência desleal é o que impede de se ter alternativa independente nesses locais.

Afinal de contas tanto a resoluçao do SCM quanto a do STFC proibem a venda casada mas tente contratar banda larga sem telefone pra ver se consegue!?

Sem contar a dificuldade de uso de postes/colocaçao de rede própria por impedimentos burocráticos (cavar dutos ou usar postes da cia de luz, que cobra por ex. R$9 por poste de um provedor e centavos de uma tele)

Como a maioria dos usuarios faz a mesma conta que voce ("quase o mesmo preço da internet pelo combo") os provedores independentes perdem escala (afinal até pouco tempo a pior agencia estava segurando os projetos de TV por cabos - e nao licita 3.5GHz desde 2006 e tv por MMDS desde 2000) e nao tem como concorrer

Nas cidades nao tao grandes existem muitos provedores com redes boas, e graças a acao de algumas associacoes e empresas que passaram a entregar banda em grosso a preços competitivos usando fibras por ex. da eletronet, mais transporte ate os PTTs, ainda conseguem competir.

Desconheço provedores ainda pegando ultima milha de terceiros. Os que faziam, como eu, dançaram.

!3runo

--
Cursos e Consultoria BGP