[GTER] Quantos de vocês usam o OpenSSH?

Raimundo Santos raitech at gmail.com
Wed Apr 16 12:02:09 -03 2014

> eu não uso ainda o openSSH

Olá Patrick, bom dia!

Se você usa WinSCP, Putty ou qualquer outro para conectar via SSH ou
transferir arquivos via SFTP para um Linux qualquer, as chances são
altíssimas (eu, pessoalmente, tenho certeza e nem penso em chances) do
servidor que aguarda sua conexão ser um OpenSSH.

Como o próprio Theo de Raadt indicou, o último parágrafo da home page do
OpenSSH cita alguns grandes que usam, quais sejam: Juniper, Cisco e Apple,
fora nossa tão amada Mikrotik, e a lista não para por aí:
http://www.openssh.com/users.html.

Quando se instala um Ubuntu Desktop e quer-se um servidor SSH:

apt-get install openssh-server

Ele está onde menos se espera.

Não sei bem se outros grandes projetos open source e/ou free software estão
no mesmo nível de abrangência e no bico do corvo em termos de grana. E esse
é o ponto que eu quis ressaltar em relação ao OpenBSD como um todo o que
implica todos os subprojetos, inclusive os acrescentados pelo Patrick
Tracanelli: CARP, Trunk.

Nos últimos tempos o OpenBSD teve um problemão de grana, pasmem, para poder
pagar a conta de luz dos tantos computadores que precisam para desenvolver
o sistema operacional. Algumas generosas doações ajudaram a sair do sufoco.
Sem OpenBSD, sem a cultura de rigor que já comentei, provavelmente não
teremos um OpenSSH com a qualidade que temos hoje.

Meu objetivo não é diminuir a importância de outros projetos, mas sim
chamar atenção para um projeto absolutamente estrutural para nossa área.

[]s
Raimundo Santos