[GTER] Divisao blocos ipv6

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue Apr 15 11:51:55 -03 2014

> Aproveitando o gancho da conversa, sou provedor de internet de pequeno
> porte, creio que como eu há milhares espalhados pelo Brasil afora que tem
> um prefixo ipv6, mas ainda não estou conseguindo visualizar como entregar
> isso ao cliente, entregar um /56 para usuário final por exemplo até ai tudo
> bem, até a ultima ponta da minha rede (CPE) é mais fácil mas como fazer com
> o cliente, com vários equipamentos dentro da casa, como APs, celulares, tvs
> e etc, de inicio penso em algo como um NAT de ipv4 para ipv6, é possível
> isso?

Se o cliente tem um /56, cada segmento de rede da casa dele pode ter um
/64... o que eu acho mais simples é implantar um servidor DHCP-PD (Prefix
Delegation) para que caso o equipamento do cliente não saiba fatiar um /56
em vários /64, você faz isso pra ele. Isso não aumenta o número de rotas,
pois você continuar injetando um /56 apontando para o cliente... mas cada
PD que fosse requisitado geraria um /64 dentro desse /56.

> Uma ora ou outra os fabricantes vão ter que se adequarem, problema
> são os equipamentos de baixo custo para residencias ou pequenos escritórios
> por exemplo, hoje tenho plenas condições de rodar a minha rede em ipv6 ou
> seja vejo como principal impeditivo o cliente final pois os equipamentos
> com custo mais elevado normalmente usados no núcleo ou borda da rede já
> suportam, mas se for em uma loja e comprar um "apzinho" o mesmo não tem
> suporte a ipv6 ainda, isso em pleno apocalipse do ipv4. Não me aprofundei
> ainda no ipv6 posso estar falando besteira mas é o que estou conseguindo
> [...]

A última GTER teve uma apresentação com testes de roteadores que dá para
comprar no mercado nacional a preços acessíveis:
Vídeo:
ftp://ftp.registro.br/pub/gter/gter36/videos/06-Experiencia_IPv6_em_clientes_finais.mp4
Apresentação:
ftp://ftp.registro.br/pub/gter/gter36/06-ExperienciaIPv6ClientesFinais.pdf

Rubens