[GTER] Divisao blocos ipv6

Emerson Araujo araujoprog at gmail.com
Tue Apr 15 11:39:28 -03 2014

Aproveitando o gancho da conversa, sou provedor de internet de pequeno
porte, creio que como eu há milhares espalhados pelo Brasil afora que tem
um prefixo ipv6, mas ainda não estou conseguindo visualizar como entregar
isso ao cliente, entregar um /56 para usuário final por exemplo até ai tudo
bem, até a ultima ponta da minha rede (CPE) é mais fácil mas como fazer com
o cliente, com vários equipamentos dentro da casa, como APs, celulares, tvs
e etc, de inicio penso em algo como um NAT de ipv4 para ipv6, é possível
isso? Uma ora ou outra os fabricantes vão ter que se adequarem, problema
são os equipamentos de baixo custo para residencias ou pequenos escritórios
por exemplo, hoje tenho plenas condições de rodar a minha rede em ipv6 ou
seja vejo como principal impeditivo o cliente final pois os equipamentos
com custo mais elevado normalmente usados no núcleo ou borda da rede já
suportam, mas se for em uma loja e comprar um "apzinho" o mesmo não tem
suporte a ipv6 ainda, isso em pleno apocalipse do ipv4. Não me aprofundei
ainda no ipv6 posso estar falando besteira mas é o que estou conseguindo
enxergar no momento.

Emerson Araujo