[GTER] FCoE Wireless

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Thu Apr 10 14:43:29 -03 2014

Estou desenhando um ambiente redundante de DC.
E o site que foi designado para 2º DataCenter está num ponto que
inviabiliza a utilização de fibra apagada.

No que se refere a conectividade Ethernet/IP a idéia é resolvermos com
wireless.
Inicialmente planejado com um enlace em frequência licenciada e outro em
5.8Ghz

O Problema
----------
Para o ambiente de Storage minha primeira sugestão foi levarmos todos os
ambientes p/ iSCSI.
Porém infelizmente a estrutura do cliente está fortemente acoplada a FC.
Não é só uma questão de HBAs e Switchs FC, mas também robôs e storages.

Então estamos analisando a possibilidade de implementarmos
FCoE_over_Wireless.
Em teoria e em testes básicos que fizemos, funciona.
MAS uma coisa é o tubo de ensaio, outra coisa é produção.

Outro aspecto é a largura de banda que está sendo requisitada, e o
DualFabric.
Os responsáveis por S.O. não abrem mão de 2x4Gb(apesar do PerfCollect ter
demonstrado que não se usa nem 2x2Gb).

Perguntas
---------
1 - E aí? Algum colega já roda alguma coisa em FCoE_Over_Wireless?

2 - Acho que não, mas: Existe algum protocolo Wireless específico para FC?

3 - E a banda? Qual equipamento de rádio sugerem para uma banda na casa dos
4Gb para um enlace de 8,7 Km?

--
Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação