[GTER] Failover via Mikrotik

Leandro de Lima Camargo leandrobachero at gmail.com
Mon Apr 7 20:09:41 -03 2014

Boa noite Thiago.
Também queria um failover e não balanceamento de carga, por isso fiz de
outra forma.. via script.
Por exemplo:
Nesse cenário abaixo, os 2 links chegam por DHCP.
Então criei uma rota a um determinado host (No meu caso, coloquei o IP do
roteador de borda. Mas isso você quem decide) saindo pelo link que você
definiu como principal.
Também defini a distância da rota default no link principal como 1 e do
backup como 2.
No script, coleto o resultado do ping em uma variável e depois verifico se
teve grande perda de pacotes.
Caso tenha, o que pode ser definido como link down, retiro o recebimento da
rota default do link principal, ficando apenas com a rota do link backup.
Caso o ping volte ao normal, ele faz o inverso.
Se os links forem com IP estático, é só mudar as regras.

Segue o script:

:global teste [/ping interface=Link_Principal address=X.X.X.X count=5]
:delay 5
:if ($teste <= 2) do={
   /ip dhcp-client set [/ip dhcp-client find interface=Link_Backup]
add-default-route=no;
   /log info message=\"Link backup ativo!\"
}
:if ($teste > 2) do={
   /ip dhcp-client set [/ip dhcp-client find interface=Link Backup]
add-default-route=yes;
}

Qualquer coisa dá um toque.

Abraço.

Atenciosamente
Leandro de Lima Camargo

> [...]
>
> http://wiki.mikrotik.com/wiki/Advanced_Routing_Failover_without_Scripting
>
> só que fiquei com uma dúvida.. fazendo os testes de ping, por exemplo:
>
> ping 8.8.8.8
>
> retiro o link A, o ping para e volta depois de um curto período de tempo
> ai quando eu coloco o link A.. o mesmo para.. só volta quando
> eu vejo a janela da estação e pingo novamente para o endereço
>
> Pesquisando, se usar o Load balance/PCC funciona, mas não quero o Load
> balance, somenteo failover
>
> tem alguma configuração que falta fazer nessa configuração ?

Atenciosamente

*Leandro de Lima Camargo*
*+55 35 9904-0220*