[GTER] RES: Viramos piada na internet mundial

Bruno Araújo bjaraujo at gmail.com
Sat Sep 28 13:58:04 -03 2013

Em 28/09/2013, às 09:17, "casfre at gmail.com" <casfre at gmail.com> escreveu:

> Se seria melhor com ou sem regulamentação, só fazendo para ver. Eu me
> lembro de quando não havia CDC. Eu estava aqui. Eu vivia aqui. Eu não
> acho que o 'equilíbrio de mercado' faria uma empresa capitalista, por
> exemplo, parar de vender 10 e entregar 2. Bastaria todas entregarem um
> serviço 'fraquinho' para que fosse possível faturar muito mais. E,
> concordo contigo, mesmo regulamentado, ainda continua ruim. Não creio
> que se não houvesse regulamentação haveria, por exemplo, opção de
> escolha de provedor onde vivo. Mas, acho que viveremos na dúvida por
> [...]

Em geral a regulamentação é patricinada por donos/socios grandes empresas/multinacionais que não querem novos concorrente pois a regulantação acaba com o livre mercado, como se vê no Brasil, e garante tranquilidade para que eles tratem o cliente como quer, como se vê no Brasil. Em geral os termos da regulamentação também são ditados por essas multinacionais, apesar se só se vê um politico surgindo com uma proposta "do nada" em prol dos "mais fracos".

Se não houvesse regulamentação você teria mais opções e atendimento melhor.

Pense o seguinte cerário. Se para "formatar" um computador fosse obrigatório por lei: inscrição no crea, formação em ciência da computação com enfase em formatação, segurança do trabalho e para formatação com backup curso de ética e teste psicológico em curso e clínicas cadastradas.
O custo da lincença seria elevado, tempo gasto, vai-e-vem constantes e haveria até consultoria.
Algumas empresas se especializariam no serviços e algumas outras patrocinariam políticos para dificultar ainda mais a entrada de concorrentes.
Poucos se legalizariam e menos ainda se arriscariam a formatar um PC sem licença sob pena de incorrer em crime federal. Os poucos licenciados combrariam muito mais caro pelo serviço e seriam obrigados a emitir nota fiscal (o tempo gasto com isso também eleva o preço) sob pena de multa. Sendo poucos, esses formatadores poderiam elaborar preços parecidos e serviços pessimamente parecidos.
O governo os obrigaria a melhorar o serviço para o bem dos clientes mas isso implicaria em regulaçao. A causa de toda essa tragédia.
Parece absurdo mas pareceria normal se fosse realidade e pensar em desrregulamentar soaria absurdo pois não seriamos capazes de imaginar o cenário como é atual. O cenário nas telecomunições no Brasil é muito próximo disto.

Procure no mises o caso das telecoms na guatemala para ter uma noção melhor do livre mercado. É difícil pensar em livre mercado pois estamos longe disso no Brasil e a regulamentação está tão enraizada e tantos níveis que alguns procedimentos regulatórios parecem "normais", coisa do dia a dia e acabamos por raciocinar um mercado regulado pensado ser livre; com muita leitura será possível se aproximar mentalmente do que é livre mercado.

Lá também encontrarás as respostas para suas perguntas.