[GTER] Viramos piada na internet mundial

casfre at gmail.com casfre at gmail.com
Tue Sep 24 22:55:47 -03 2013

2013/9/24 Everton Marques <everton.marques at gmail.com>:
> casfre at gmail.com
>
> Oba, economia na GTER.
>

> *O mito do monopólio natural: telefônicas*

Muito interessante a abordagem. Então, na opinião do autor, a ideia
oposta à regulação governamental, razão para os monopólios, seria a
não regulação, ou seja, sem regulação, haveria várias empresas, de
cada segmento, em cada cidade, operando e fornecendo vantagens aos
consumidores, já que a tendência seria haver mais oferta de serviços
por preços menores. Nesse caso, a competição entre as empresas geraria
um contexto tal em que a regulação ocorreria naturalmente, pela
própria dinâmica da competição. É isso?

Essa mesma concorrência afastaria, também, pela própria dinâmica, a
criação de cartéis e oligopólios? Quando houvesse, por exemplo,
disputa por frequências de rádio, aquela dinâmica de mercado também
resolveria? Como seria esse cenário em que haveria, por exemplo, 10
redes de esgoto, 10 redes de energia elétrica e 10 redes de água
encanada? Talvez o artigo esteja certo e a ausência de regulação
resolva tudo, mas eu não vislumbro esse mercado regulado por si só.

Valeu pelo artigo.

Obrigado.

Cássio