[GTER] Que tipo de ISP resiste melhor a falta de energia: wireless ou cabeado?

Marcelo Gondim gondim at intnet.com.br
Mon Sep 23 19:55:01 -03 2013

Em 23/09/13 15:47, Felipe Orlandelli Nanci escreveu:
> É interessante a solução , mas percebi que uma OLT suporta 256 LLID apenas.
> Cada porta da ONU FIt (8) é provisionado 1 LLID.
> Logo 8 * 64 (onu´s)   = 512 LLID´s.
>
> Como vocês tem contornado essa limitação ?
> ou tem em provisionado a ONU na OLT como Simple Bridge ?
Felipe,

Desconheço essa limitação que você tá colocando e também não acredito
que a engenharia faria algo que limitasse a sua própria tecnologia, ou
seja, vender algo que não poderia ser usado. Com certeza existe algo que
permita isso.
Outra coisa é que depende da OLT que você comprar. A que nós temos é
modular, se não me falha a memória permite 16 módulos de 2 PON cada,
dando um total de 32 portas PON. Cada porta PON aceita 64 ONUs fazendo
as contas:

64 * 32 = 2048 ONUs

2048 * 8 =  16384 clientes

Logicamente que nessa estrutura não deve ser comercializado velocidades
acima de 20Mbps. Porque para cada 1 Gbps você estaria compartilhando 512
clientes. Você teria +/- 2Mbps por cliente se todos estivessem usando
simultaneamente, que sabemos que não ocorre assim. Logo acho que até
20Mbps poderia ser interessante.

Para cada porta PON da OLT deles tem 1 porta Gigabit dedicada, ou seja,
32 portas PON e 32 portas Gigabit.